Google

terça-feira, julho 11, 2006

História muito interessante nº 1: O Nascimento de uma lenda viva!

Joaquim Antunes de 43 anos é um homem simples e com poucas aspirações na vida. Tem tudo que poderia desejar...um emprego estável no matadouro municipal, um apartamento espaçoso com vistas para um muro de betão situado nos subúrbios dos arredores do Porto, uma família que o adora, mas que por motivos ainda desconhecidos para Joaquim não lhe atende os telefonemas há mais de 10 anos, e um namorado meigo e respeitador.
No entanto, apesar de boa parte dos seus sonhos estarem realizados, faltando só concretizar o sonho de usar uns óculos como os do Manuel Luís Goucha, algo dentro de si não o deixa sossegar...sente dentro de si um chamamento, algo que lhe diz que ele não é igual aos outros, o mesmo sentimento que lhe dizia quando era pequenino que ele era diferente dos outros meninos.
Até que um dia aconteceu...a revelação, o culminar do chamamento que o atormenta desde petiz, aconteceu...o despertar do seu verdadeiro eu.

Tudo se passou num dia normal, um como tantos outros. Joaquim despede-se de Alfredo, seu namorado e companheiro, e parte para o trabalho que tantas alegrias lhe dá. Mal sabia Joaquim que seria uma viagem que lhe mudaria a vida...
Quando se dirigia para a paragem do autocarro Joaquim repara numa jovem mulher, de pasta universitária e pequena mala numa mão e perscrutando essa mesma mala com a outra mão, que passa por ele a correr e, devido à pressa, nem nota que lhe cai da mala um objecto que Joaquim deduziu naquele preciso instante ser de grande valor. No infinitesimal espaço de 15 segundos e 37 centésimos, Joaquim dando o uso ao seu ágil e tonificado corpo, fruto de uma rigorosa dieta à base de Lay's Light e Super Bock, apanhou o objecto caído no chão, objecto esse que veio mais tarde a saber tratar-se de um velho recbido do Pingo Doce, e dirigiu-se à apressada jovem que com uma cara de admiração e certamente profundo respeito lhe diz:

- Ah! Obrigado...mas o papel era mesmo para deitar fora.

E após proferir tais palavras a jovem prossegue no seu passo acelerado. No entanto Joaquim permanece estático, agarrando ainda o pequeno e velho recibo do Pingo Doce entre os dedos, contemplando a apressada jovem ao longe e pensando nas palavras por ela proferidas...
Incrível como algo tão trivial como reparar numa jovem apressada na rua pode desencadear uma reacção de acontecimentos que levam Joaquim a concluir o que para ele se tornara cruelmente óbvio,conclusão essa que ele próprio pensou para si mesmo em poucas palavras, ele era...um super-herói!
A complexidade da psique humana maravilhava ainda mais Joaquim, mesmo trabalhando no matadouro municipal ele nunca deixou de se supreender com o mundo que o rodeia e nunca deixou de aspirar novos conhecimentos, e aqui estava, neste magnífico momento, o pequeno pedaço de conhecimento que lhe fugira a vida inteira...a resposta a uma pergunta que todo o seu corpo fazia desde a sua meninice. Porque é que sou diferente dos outros meninos?
Pergunta que ele próprio fazia várias vezes ao seu namorado Alfredo que, com um semblante triste, sempre lhe respondia da mesma maneira:

- Não sei, bébé...

Mas hoje...hoje, Joaquim sabia, Joaquim entendia, Joaquim percebia e compreendia tudo com uma clareza tal que quase lhe feria a vista...ele é e sempre foi um super-herói. Só agora ele vê as pistas que a vida lhe foi dando ao longo dos anos...como no dia em que, com apenas 19 anos de idade, ajudou a mãe a carregar dois sacos de compras carregados com fraldas e papel higiénico...ou então mais cedo ainda, aquando do seu 13º aniversário, dia esse em que maravilhou toda a gente presente na festa ao conseguir apagar sete das treze velas de uma só vez...
Hoje...hoje morria o velho Joaquim, para que este pudesse renascer como uma fénix das cinzas, mas Joaquim não veio sozinho pois ao renascer trouxe com ele o seu verdadeiro eu...a sua verdadeira identidade, o super-herói que durante estes anos todos viveu escondido dentro dele, bem escondido nas suas profundezas...tal e qual o brinquedo que Alfredo lhe oferecera no Natal passado. Nascera Joaquim e nascera o super-herói que irá revolucionar este mundo para sempre e para sempre se tornar uma lenda...AMÍLCAR!


To Be Continued

Sem comentários: